Vamos correr?

Seja bem-vindo ao Haja fôlego!. Nosso objetivo com este blog é compartilhar com você a nossa paixão por corridas de rua e divulgar todo o material o qual temos acesso diariamente. Como não somos médicos, fisiologistas e muito menos preparadores físicos - somos apenas um jornalista e uma psicóloga que gostam de correr nas horas vagas - tudo o que escrevemos aqui é fruto de pesquisa e leitura em revistas e sites especializados. Portanto, antes de começar a correr ou praticar qualquer atividade física, procure um médico cardiologista e faça todos os exames possíveis, ok? Esporte é vida, saúde, prazer! Boa leitura. Te esperamos na próxima corrida.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Três erros comuns entre os novatos de corridas - Primeira parte

De hoje até sábado vou publicar em três partes os três erros mais comuns e que devem ser evitados entre os novatos em provas de rua de 5 km e 10 km. A reportagem é da revista Runners World.

Vale a pena ler. Seja você iniciante ou não.

Acelerar muito cedo
"A maioria dos iniciantes larga em ritmo muito forte e sofre já no segundo ou terceiro quilômetro", afirma Jane Serues. Até veteranos e corredores mais rápidos se deixam levar pelo entusiasmo do dia da prova.

SOLUÇÃO: "Comece a prova em um ritmo confortável, no qual você não esteja se matando e ainda possa manter uma conversa respirando profundamente entre as frases, sem ficar ofegante", diz Jane. Então aumente um pouquinho a velocidade a cada quilômetro, para que o último seja o mais rápido. Uma chegada forte deixará melhores lembranças que um ótimo primeiro quilômetro com uma chegada sofrida.


Na corrida do Circuito Adidas, no último domingo (11), minha irmã dosou bem o fôlego no início e terminou a prova num bom ritmo

Um comentário:

Dulce Cravo disse...

É verdade. Sinto que estou me superando a cada corrida de rua e, graças as preciosas dicas do meu irmão e autor deste blog, estou conseguindo adquirir bons resultados como novata e iniciante neste esporte! Cada dica divulgada tento seguir a risca. Pois o mais importante pra mim, é vencer cada desafio que a corrida de rua proporciona com cautela, saúde e disciplina! Valeu Ninho, adorei o incentivo!!! Bjsss