Vamos correr?

Seja bem-vindo ao Haja fôlego!. Nosso objetivo com este blog é compartilhar com você a nossa paixão por corridas de rua e divulgar todo o material o qual temos acesso diariamente. Como não somos médicos, fisiologistas e muito menos preparadores físicos - somos apenas um jornalista e uma psicóloga que gostam de correr nas horas vagas - tudo o que escrevemos aqui é fruto de pesquisa e leitura em revistas e sites especializados. Portanto, antes de começar a correr ou praticar qualquer atividade física, procure um médico cardiologista e faça todos os exames possíveis, ok? Esporte é vida, saúde, prazer! Boa leitura. Te esperamos na próxima corrida.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O que a corrida pode fazer por você - 1ª parte

Se você ainda não corre, mas tem aquele amigo “chato” que corre nos fins de semana e que vive te convidando para correr, que tal conhecer um pouco os motivos que levam uma pessoa a encarar uma corrida de 5, 10, 21 ou até 42 quilômetros?

Em duas partes, vou publicar alguns desses motivos que me inspiraram a correr maratonas. Torço muito para que você se motive também. (Leia mais abaixo)

A segunda parte do artigo publicarei na quarta-feira (7 de outubro).

E só para lembrar, no próximo domingo (11 de outubro), no Aterro do Flamengo, ocorrerá a etapa Primavera do Circuito Adidas. Eu estarei lá correndo os 10 quilômetros.

A novidade é que minha mulher, Marlene, e minha irmã, Dulce, correrão pela primeira vez os 10 mil metros. Ganharam coragem e condicionamento físico para ultrapassar a barreira dos 5 km. Parabéns!!!

Perda de peso
A corrida queima calorias mais rápido que qualquer outra atividade. Correr 1,6 km representa gasto de 100 calorias; correr 30 minutos, de 250 a 500 calorias;

Saúde melhor
Correr fortalece sua imunidade a doenças. Se você correr 2 horas e 25 minutos por semana, por exemplo, terá 40% menos risco de sofrer um enfarte. A prática da corrida melhora o nível de colesterol no sangue e combate a diabetes, artrite e a osteoporose.

Menos estresse
Os corredores têm menos tendência à depressão que as pessoas sedentárias. Isso se deve, em parte, às endorfinas liberadas pelo corpo, mas também ao prazer que o corredor sente com sua conquista.

Autoconfiança
Você se sente melhor por saber que está em forma e motivado e que está alcançando suas metas de corrida. Isso servirá de inspiração em outras áreas da vida.

Fonte: Guia para começar a praticar corrida, de Sean Fishpool. PubliFolha

2 comentários:

Dulce Cravo disse...

É isso aí!!!
Farei minha primeira corrida de 10 mil metros e estou ansiosa para ver meu resultado final. Desde que passei a correr, sinto-me mais disposta e menos estressada no dia-a-dia. Que venham muitas outras oportunidades de continuar praticando este esporte! Parabéns pela iniciativa Ninho. Tô adorando as dicas. Bjs Dulce (Nhu).

Dulce Cravo disse...

Agora eu só quero saber de correr 10 km rsrs... até o final deste ano, ainda corro em mais 3 eventos de 10 km... hehehe, a culpa é do meu irmão, o autor deste BLOG!!! E em 2010... quem sabe a meia maratona! Vamos ver... Bjão