Vamos correr?

Seja bem-vindo ao Haja fôlego!. Nosso objetivo com este blog é compartilhar com você a nossa paixão por corridas de rua e divulgar todo o material o qual temos acesso diariamente. Como não somos médicos, fisiologistas e muito menos preparadores físicos - somos apenas um jornalista e uma psicóloga que gostam de correr nas horas vagas - tudo o que escrevemos aqui é fruto de pesquisa e leitura em revistas e sites especializados. Portanto, antes de começar a correr ou praticar qualquer atividade física, procure um médico cardiologista e faça todos os exames possíveis, ok? Esporte é vida, saúde, prazer! Boa leitura. Te esperamos na próxima corrida.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cinco passos para o sucesso nos treinos

Galerinha, olha que reportagem bacana da Ativo.com.

Nesses 30 anos atendendo executivos, profissionais, atletas e pessoas que aspiram por uma vida mais saudável, utilizo uma regra básica para planejar a evolução dessas pessoas. São cinco passos que, bem orientados, serão ideais para conquista da alta performance e qualidade de vida através da atividade física.

Tudo inicia com a Avaliação e Testes, seguido da Determinação de Objetivos e Definição do Calendário. Daí, passaremos para o Planejamento, sem esquecer da Reabilitação.

1. Avaliação e testes

É a fase prioritária, porque o objetivo de qualquer atleta, independentemente da sua natureza profissional e amadora, deve entrar pela porta da frente na busca prioritária da saúde integral. Testes fisiológicos, bioquímicos e neuromusculares são sempre recomendados.

Quem se submete a um programa de treinamento não pode mais treinar por treinar. Deve anualmente ser submetido às avaliações e testes pré-estabelecidos para evolução de sua saúde física e mental.

2. Determinação de objetivos

Ao contrário do que se imaginava, o esporte pode ser utilizado como filosofia de vida e na determinação dos objetivos. Para mim, esses objetivos devem ser tratados de maneira muito especial. Devemos ter um objetivo grande para nortear a nossa evolução.

O que quero que aconteça ao longo desse tempo? Que tipo de pessoa, de atleta, eu desejo ser? Como pretendo estar depois deste período?

Pensamento positivo é uma ótima tática e, lembrando, quanto mais específico o objetivo, melhor!

3. Definir o calendário

Eu sempre encontro pessoas criticando a falta de tempo, ou a falta de atividades, da mesma forma como se estivesse criticando o país e seus governantes. Uma estratégia que tenho usado é de que o calendário deve ser uma obra elaborada pelo próprio interessado. Monte sua temporada, colando algumas provas de caminhada e corrida e eventos ainda não confirmados e, caso não aconteçam, você tem outras para substituir. Isso evita frustração pelo tempo de treino de preparação e a dedicação não fica em vão.

4. Planejamento do Calendário

No calendário devemos enaltecer as participações em níveis de preparação, avaliação e resultado. Tudo muito bem casado com os compromissos profissionais. Uma dica é você, durante uma viagem a negócios, verificar se na cidade ou país que visitar, há alguma prova que possa participar.

Um programa de treinamento deve estar estruturado em fases. A fase de alcance da forma física, técnica e tática com a fase de estabilização e sucedido a uma fase de regressão.

5. Reavaliação periódica e total da temporada

Parece tudo mais fácil depois desses passos, mas esta quinta fase é fundamental. O que foi planejado na temporada anterior deve ser avaliado, revisado e redimensionado criteriosamente para servir de referência para uma nova temporada.

Nenhum comentário: